O PPGCE/SLU propõe abordagens relevantes para contextos socioeconômicos, pluriculturais, políticos e filosóficos, com implicações para as políticas educacionais e para a estrutura dos sistemas educacionais, e na escola. A Educação, como área do conhecimento, na perspectiva da Área de concentração como Ciências da Educação, traduz as inquietações em refletir e investigar as questões da educação, enquanto processo social que se dá nos distintos contextos educacionais, formais e não-formais. Temas de educação estão representados nas pesquisas e investigações realizadas com diferentes metodologias e abrangência nas duas linhas de pesquisa do programa.
No que se refere aos contextos educacionais formais, investiga-se a escola, espaço de socialização e produção de conhecimento mediado por novas demandas de escolarização. A escola é vista como um espaço sociocultural em permanente reconstrução e atualização, um espaço formativo em transição e com suas contradições, permeado pela tensão entre os objetivos de preparar para a cidadania, consolidar a prática democrática e preparar para o mundo do trabalho.
Este desafio justifica a necessidade de pensar/investigar a educação nas suas inter-relações em vínculos estreitos com os processos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação. De igual forma, o espaço escolar e as novas formas de organização e gestão passam a ser objetos de investigação inadiáveis, com permanente busca por modos de aprender a ensinar que respondam aos desafios políticos, culturais, sociais e éticos que emergem na sociedade contemporânea. Tais preocupações fundamentaram a construção das Linhas de Pesquisa, que procuram abordar contextos, desafios e atualizações que constituem potenciais objetos de pesquisas.
Tem por objetivo oferecer formação a profissionais da Educação que explore as possibilidades de integração das TDIC ao fazer pedagógico em diferentes contextos educacionais. A linha oferece, portanto, possibilidades de pesquisa com as TDIC como meios didático-pedagógicos para profissionais de diferentes áreas de conhecimento, de modo crítico e criativo.
Tem por objetivo analisar as políticas contemporâneas relacionadas às práticas educacionais e suas implicações para o campo da Educação Especial na perspectiva de uma educação e gestão pedagógica inclusiva. A linha focaliza, portanto, pesquisas que discutam sobre uma atuação profissional que se comprometa com a constituição de espaços educacionais inclusivos e que preze pela identificação, descrição, análise e construção de parâmetros relevantes para os processos educativos de sujeitos com necessidades especiais de ensino.
Tem por objetivo, portanto, formar educadores cujas pesquisas valorizem a educação como fundamento para diagnosticar e promover produção de conhecimentos na área ambiental, a partir de propostas que focalizem as crises sociais e ecológicas (inter)nacionais, sem perder de vista o papel da escola no desenvolvimento de projetos com soluções sustentáveis.
Horário de atendimento comercial padrão das 08:00 às 18:00 de Segunda à Sexta e Sábado das 08:00 às 12:00